top of page

Cogumelo Bourguignon

Atualizado: 2 de jun. de 2019

Dia 3 do nosso #DesafioSafra e é hora de recriar um dos meus pratos favoritos: bourguignon. Que é basicamente um ensopado encorpado de vegetais. O mexe que eu fiz foi substituir a carne pelos melhores e mais suculentos cogumelos que existem: cordoncello ou eryngii.

.

Ele é ideal para cozinhar por mais tempo, já que as fibras são mais resistentes.

.

Na receita original, este prato leva muuuitas horas para ficar pronto, mas eu gosto muito de otimizar e simplificar as nossas vidinhas, então saiu a receita a baixo.



.

RECEITA!

.

Ingredientes:

1 bandeja de cogumelos eryngii ou cordoncello da Safra

3 dentes de alho picados

4 cebolas chalotas

1 copo de vinho tinto seco

1/3 xic de erva doce picada

1/2 xic de funghi secci

2 xic água fervente

3 cenouras

1/2 xic de salsão picado

2 folhas de louro

1 col chá tomilho fresco

1 col de amido de milho (a famosa maizena)

sal

pimenta

.

Modo de preparo:

Fatiar os cogumelos e refogar. Cortar as cenouras em fatias e reservar 1/2 xic. Refogar o restante das cenouras e reservar. Importante não acrescentar sal nesta etapa do processo para não desidratar tanto os coguzinhos, quanto as cenouras.

Hidratar o funghi em 2 xícaras de água fervente.

Refogar o alho, cebolas cortadas ao meio com as pétalas separadas, louro, salsão, erva doce. Acrescentar metade do vinho e sal à gosto. Deixar reduzir. Enquanto isso, triturar o funghi, com as cenouras que ficaram separadas e o amido de milho. Coar e acrescentar na panela. Mexer sempre e adicionar metade dos eryngiis e o tomilho. Cozinhar por 10 minutos em fogo baixo. Depois que engrossar, é só ajustar o sal e a pimenta e servir beeem quentinho. A outra metade dos eryngiis você deixa para decoração. Não esqueça de colcoar um pouquinho de sal neles. Lembra que refogamos sem sal, né?

.

Minha sugestão é acompanhar com polenta (foi o que eu fiz hoje) ou massa penne. Ah! Se for um belíssimo pão de fermentação lenta ou italiano também fica mara! O importante é ter aquela casca bem grossa e cheia de sabor para segurar o nosso molho.

.

Confesso que essa é uma das receitas que eu mais gosto, porque tem essa cara de outono/inverno e orna super bem com um vinho tinto e uma lareira/fogão à lenha. Eu acho muito chic ter um fogãozinho à lenha em casa para chamar de seu, particularmente.

.

Façam e me contem. Eu aposto que vai se tornar o seu prato favorito também.

.

#reprograma, meu anjo e leve uma vida mais consciente, saudável e sustentável.


Isso que eu chamo de confort food

.

Bom apetite!



169 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page