Strogonoff de Cogumelos e Pinhão

E o nosso #DesafioSafra continua. Dia 2 e sabor nota mil!

.

Quem não ama um belo strogonoff? Com arroz branco e batata-palha? Ai, sim! Bem calórico, porque às vezes a gente pode, né?

.

O twist super sazonal fica por conta do pinhão. Dica para cozinhar o garoto: panela de pressão! Água, sal e tampa. Quando começar a apitar, coloca 40 minutos no relógio e estará no ponto.

.

Voltando para o strogonoff: A idéia é reproduzir sabores mesmo. Muito umâmi, cremosidade e vontade de lamber o prato.

.

Hoje eu usei o Cogumelo Castanho da Safra Cogumelos. Parecem muito com o Paris, mas são mais escurinhos e tão firmes quanto.

.

Vamos à receita? Anota aí!

.

RECEITA!

.

Ingredientes:

2 xic de cogumelos castanhos 3 dentes de alho picados

1 copo de vinho branco seco

1 xic de pinhões cozidos na salmoura e descascados

1 xic de pepitas de girassol hidratas por 8 horas

2 copos de água filtrada

1 cebola grande picada

1 col chá de amido de milho (maizena)

1 1/2 col sopa de extrato de tomate

2 col chá de mostarda

2 col chá de páprica doce

1 punhado de salsa e cebolinha picadas

Sal

Pimenta do reino

.



Modo de preparo:

Fatie os cogumelos e doure com 1 1/2 de dente de alho picado, 1/3 de copo do vinho branco seco. Depois de dourar, acrescente sal e pimenta à gosto. Reserve.

.

Corte os pinhões pela metade, ao comprido, doure bem e reserve. Acrescente pimenta e sal, se necessário. Reserve.

.

Em uma panela, doure a cebola, o restante do alho e a páprica doce. Acrescente metade da quantidade restante do vinho branco.

.

Triture o as pepitas de girassol escorridas, 2 copos de água filtrada e a colher de amido de milho. Pode coar se quiser, mas a idéia é triturar ate que fique bem lisinho. Depois, acrescente a mistura na panela e mexa bem até levantar fervura.

.

Taí a base do leite vegetal: sementes, castanhas ou polpas de molho, água e triturar bem. A finalização é coar com um voal e pronto!

.

Junte o extrato de tomate, o restante do vinho branco (pode colocar um chorinho, viu?), a mostarda, sal e pimenta à gosto. Quando o molho estiver bem cremoso, acrescente os cogumelos e o pinhão. Deixe cozinhar em foto baixo por 5 minutos. Finalize com salsinha e cebolinha.

.

Pronto! Um strogonoff sensacional!

.

Obs.: Se quiser deixar com ainda mais sabor de cogumelos (e quem não quer?), é só triturar com as pepitas de girassol, 1 col de sopa de funghi secci hidratado.

.

Obs. 2.: Se esfriar e ficar grosso demais, ligue o fogo baixo e acrescente água quente aos pouquinhos. Dilua e depois acerte o sal e a pimenta, se sentir necessidade. Mas vá AOS POUCOS, ok? Se não, vira sopa.

.

.

Bom apetite!

#desafiosafra

#cogumelo #receita #safra #sazonalidade #cogumelocastanho #mushroom #recipe #greenga #paolatroian #paolasalernotroian #naturalchef #recipe #outono #pinhão #stronogoff #umâmi #love #food #confortfood

198 visualizações